Páginas

10 fevereiro 2004

Como é que é? Participa ou quer ver para crer?

Deste 'Diário do Alentejo' retiro estas palavras em resposta à pergunta, O que pensa do congresso sobre o Alentejo?:

Esquecendo tudo o que está para trás, o congresso não é mais do que uma reunião em que as pessoas se sentam a debater os problemas e a encontrar soluções, rumos e objectivos, portanto, todos os fóruns que forem nesse sentido serão sempre bem-vindos. Agora, porque já somos tão poucos, se não tivermos unicidade nos nossos objectivos não conseguimos chegar a lado nenhum, portanto, se o congresso, esse ou qualquer outro fórum, tiver capacidade de reunir as várias sensiblidades e definir caminhos estratégicos comuns acho que tem a maior das pertinências e das mais valias, caso contrário torna-se redutor e acaba por não ser eficaz.
de João Paulo Ramôa - Governador Civil de Beja

Hoje mais do que nunca faz sentido a regionalização do Congresso Sobre o Alentejo. Neste momento, face até à proposta de divisão administrativa que o Governo propôs às autarquias, parece-me que o congresso é um dos espaços preferenciais, onde esse tipo de coisas possa vir a ser discutido. Por outro lado, havendo neste momento uma certa pacificação entre as forças políticas e os agentes sociais, que levaram das outras vezes uma espécie de boicote ao congresso, penso que estão de facto criadas as condições para que o congresso seja, talvez pela primeira vez, um congresso verdadeiramente aberto e a todas as opiniões.
de Vítor Silva - Presidente da Região de Turismo da Planície Dourada

Quando assim ouço falar responsáveis institucionais do Baixo Alentejo até consigo sentir alguma esperança. Bem pelo contrário, na mesma página do 'Diário do Alentejo' e com direito a 3/4 de página, esmoreço com o seguinte:

Pré- título: LUÍS PITA AMEIXA, PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO REGIONAL SOCIALISTA, "QUER VER PARA CRER" (maiúsculas da edição)
Título: PS participa no Congresso Alentejo XXI (destaque da edição)
Texto introdutório: O PS decidiu participar no Congresso Alentejo XXI, depois de o secretariado ter apresentado algumas propostas de alteração à sua estrutura, mas diz que "quer ver para crer".

Como é que diz que disse? Participa ou vai ver para crer?