Páginas

14 novembro 2003

O Acervo Fonográfico da Antena 2 - Uma Preocupação

Infelizmente não me tem sido possível responder em tempo a todos os emails que tenho recebido sobre a generalizada preocupação sobre o estado do mais rico acervo fonográfico português, o da Antena 2. Chamo a atenção de todos os interessados que para além deste Ideias Soltas poderão sempre espreitar no Fórum de Música Clássica, o único que se constitui para dar guarida aos defraudados pelo encerramento do Fórum da A2.

Um dos que recebi, de B. O., é particularmente identificativo da peocupação sobre a falta de divulgação dos compositores portugueses de uma forma pausada, sensata, nos incita a uma urgente e serena reflexão. Inibo-me assim a qualquer comentário.
Aqui vai:

Caro Carlos Alves,

Agrada-me muito que no seu blogue dê um espaço à questão da gravação de música portuguesa do século XX; a do século XXI não me preocupa tanto. Acho que os jovens compositores vão sendo divulgados.

Os ingleses divulgam Hamilton Harty, Bax,Arnold e Parry que não têm a estatura de um Britten. Se em Porugal se edita e bem Carlos Oliveira,Namora,Cardoso Pires ou Urbano Tavares porque não se faz o mesmo com os nossos compositores A.Fragoso,Lacerda,F. Branco,C.Carneiro,AJ Fernandes e L Graça?
Concedamos Joly e F.de Freitas ou até Vitorino de Almeida. Claro que os nossos não têm o peso de Stravinsky ou Bartok ou Prokofiev mas é o que temos.

Lá vou colecionando para uso particular as gravações dos Arquivos da RDP e que a Alexandra Almeida vai dando no Que quer ouvir.
Assim, depois de um belo recital de Fernando Serafim com Lopes Graça ao piano (canções de A.Nobre e C.Pessanha) aguardo a Sonata para cello e piano de A J Fernandes pelas irmãs Sá e Costa, depois de uma obra de Freitas Branco pouco conhecida a "Cena Lírica" por Maria José Falcão e Silva Pereira a dirigir a Orquestra da Emissora.