É uma Associação sens fins lucrativos que está em fase de constituição cujo objecto se prende com a preservação da nossa memória colectiva e identidade(s), da nossa cultura, e pela sua efectiva presença na educação e nos meios audiovisuais portugueses.
A DIFUNDART apresentou-se neste Fórum com este texto, onde poderão constatar que a Comissão Instaladora abre o projecto de estatutos a todos os que pretenderem, de alguma forma, aperfeiçoar o seu conteúdo através do email difundart@hotmail.com .
Eu disse presente. Acredito que há muitos assuntos, e este é sem dúvida alguma um dos mais urgentes, que cabem a todos nós, a chamada sociedade civil, trabalhar para ajudar os nossos políticos a melhor decidir, para o bem de todos, e não esperar que seja o Estado, só por si, a arcar com todas as responsabilidades.
Transcrevo o texto de apresentação da DIFUNDART:
Estimados Forenses
Está definitivamente aprovada e registada a associação que anunciámos estar em fase de constituição com a designação de “DIFUNDART – Associação dos Amigos da Rádio e da Televisão”.
Para aqueles que connosco convivem há mais tempo, através deste Fórum e do saudoso Fórum da Antena 2, saberão que a ideia inicial nasceu com a extinção deste último espaço mas, volvidos estes largos meses, entendemos alargar em muito os horizontes da DIFUNDART, ou seja, em vez de nos esgotarmos numa associação de amigos da Antena 2, tentaremos que seja um espaço de livre e responsável reflexão sobre o papel que os meios audiovisuais podem e deverão assumir na formação , seja através da preservação dos acervos fono e videográficos, seja através de uma articulação estreita entre a sua tutela e os Ministérios da Educação e da Cultura.
De momento e até à sua apresentação oficial a Comissão Instaladora da DIFUNDART considerou imprescindível abrir o seu projecto para que a sociedade civil possa envolver-se activamente no seu processo de constituição, podendo dar os contributos que melhor entender já que se pretende que seja uma Associação de todos e não de uma minoria de “iluminados”.
Todos os interessados podem, desde já, solicitar o Projecto de Estatutos através do email difundart@hotmail.com, sob o seu nome ou pseudónimo, bastando que nos deixe um endereço de email para os enviarmos em formato “PDF”, isto é, documento visualizado através do programa “Adobe Acrobat Reader”, versão 5.0 ou superior. Muito gratos ficaremos com todos os contributos e sugestões que nos dirigirem com a finalidade de melhorar a DIFUNDART.
Neste Projecto de Estatutos encontrarão, exaustivamente discriminados, os objectivos a que a DIFUNDART se propõe, embora gostássemos de aqui deixar duas linhas estruturantes que nos guiaram na sua preparação. Assim,
A DIFUNDART bater-se-á:
1 – por
uma “Educação em Cultura”, isto é, uma educação que promova a nossa memória colectiva , a(s) nossa(s) identidade(s) e os valores que nos enformam, de forma a que se possa induzir nos nossos jovens e na sociedade em geral, uma consciente liberdade, já que é a cultura, exactamente, que faz a ponte entre o passado e o futuro, condição prima da Pessoa verdadeiramente livre, civilizacionalmente capaz de decidir diante da diversidade das opções com que a vida nos confronta;
2 – contra
toda e qualquer atitude, acção e comportamento que promova a descomplexização da divulgação e formação cultural, quer nos meios audiovisuais quer na escola, que comprovadamente conduziram ao actual estado caótico da iletracia generalizada, principal óbice à manifestação de uma cidadania culturalmente livre e participativa da Pessoa enquanto Ser eminentemente social e redutor do nosso desenvolvimento geral.
A Comissão Instaladora
Carlos Lima Alves
Catarina Campos
Henrique Silveira
Virgílio Marques