Páginas

04 fevereiro 2004

Mais Música Portuguesa premiada. Fora de Portas, claro!

O CD editado pela Marco Polo com o IBN n.º 8.225233, uma das editoras da Naxos, contendo duas obras de Joly Braga Santos, "Variações Sinfónicas sobre uma Cançao popoular do Alentejo" e a sua 4.ª Sinfonia, interpretado pela Orquestra Sinfónica Nacional da Irlanda, dirigida pelo maestro Álvaro Cassuto foi premiado pela "Cannes Claasical Awards" de 2004, na categoria de "Orchestral and Concerto: CD Premiere".

Assim vai indo a nossa música, do fado à clássica, da pop/rock ao Jazz, vamos sendo reconhecidos, fora de portas. Álvaro Cassuto, o promotor da ideia de gravar este CD, é o maestro que parece não ter servido para continuar Como maestro titular da nossa Sinfónica Nacional, mas por sua iniciativa constitui uma orquestra, hoje já de referência, a do Algarve e serviu ainda para dirigir e gravar a Sinfónica Nacional da Irlanda. Continuamos a pretender ser fantasmas de nós próprios...

Parabéns a Álvaro Cassuto e também ao saudoso Joly Braga Santos cuja obra parece interessar mais aos estrangeiroa que aos seus compatriotas e o meu muito obrigado, mais uma vez, a Belmiro Oliveira que no Fórum de Música Clássica nos deu a notícia.

ps: Álvaro Cassuto: aqui e aqui, entre outros; Joly Braga Santos: aqui e aqui, entre outros.