Páginas

23 fevereiro 2004

Michel Giacometti em exposição



Se vivo estivesse Michel Giacometti teria completado 75 anos no passado mês de Janeiro.

O Centro Cultural de Cascais promove "Michel Giacometti - a caminho de um museu", uma exposição sobre o trabalho do etnomusicólogo mais profícuo em Portugal. E cito do site "Gaita de Foles. net":

" (...) Através desta exposição, que foi construída a partir do acervo existente no Museu da Música Portuguesa, pretende-se dar a conhecer a vida e obra de Michel Giacometti e, também, o trabalho e o programa do Museu.
A primeira parte da exposição conta-nos a história e dá-nos a conhecer o plano de trabalho, o contexto e o percurso da sua investigação. Na segunda parte são apresentadas a colecção de instrumentos e o seu legado documental, como os discos da Antologia da Música Regional Portuguesa, os filmes Povo que Canta e toda a documentação levantada nas suas missões pelo país. A exposição termina com os “sons escolhidos”, partindo da selecção de quatro instrumentos musicais, que são tocados por quatro músicos convidados.
"

O etnomusicólogo está sepultado em Ferreira do Alentejo não tendo a sua sepultura nenhuma especial alusão a quem foi Michel Giacometti. Mereceia!