o nosso Alentejo. Vejam, por favor, o email que acabo de receber:
No ano de 2004, a A.D.P. Beja vai continuar as suas conversas sobre Beja, de forma a manter um fórum de discussão actualizado, onde a participação dos cidadãos na vida activa se possa ouvir sem a necessidade dos mecanismos de poder e de burocracias, vimos por este meio convidar V. Exa., às Conversas de Beja com o tema: “Comércio Tradicional e as Grandes uperfícies”, a realizar no dia 29 de Janeiro, na Cafetaria da Casa da Cultura de Beja, pelas 21h30m.
Agradecendo antecipadamente a vossa participação, aproveitamos a oportunidade para endereçar os nossos
cordiais cumprimentos.
O Presidente da Associação
Florival Baiôa Monteiro
e o anexo:
Comércio Tradicional e as Grandes Superfícies
Conversas de Beja
Nota de Imprensa
Já há algum tempo que temos vindo a assistir a um queixume, ainda tímido, da crise que assola o pequeno comércio local, perspectivando (?) uma hecatombe financeira e uma maior desertificação da zona histórica da cidade, assim como dos novos bairros da cidade.
Ao contrário do que se pode supor esta crise poderá não ter como causas imediatas a instalação das grandes superfícies na cidade, mas sim uma forma continuada de inadaptação a novas linhas de comercialização, modernização de espaços, criação de estruturas associativas e defensoras da classe, novas ofertas de produtos e o elevado preço destes comparados com os que se verificavam em Lisboa e, quem não se lembra, dos que se faziam em Badajoz, Sevilha e até no Rosal de la Frontera.
Será que o Comércio Tradicional perdeu o comboio e tem o destino marcado?
Será que as grandes superfícies são o futuro do comércio na nossa região?
Poderão as grandes superfícies cumprir o seu objecto social de criar emprego e deste e de outros modos contribuir para o desenvolvimento da região?
Será que as grandes superfícies continuarão a enviar as suas enormes receitas para os bancos de Lisboa e Porto e por aqui só ficam as lamentações e a falta de apoios destas à vida comunitária?
Problemas que queremos aclarar e, em conjunto, discutir para melhor compreender as situações, é o convite que a ADPBeja - Associação para a Defesa do Património de Beja, para o próximo dia 29 de Janeiro, Quinta-feira, pelas 21,30 horas, na Cafetaria da Casa da Cultura de Beja.
Aproveite para desabafar e beber um café connosco!
Assim, tá bem.